O Caótico Sistema de Transporte Brasileiro
por Luciana Domingues Branco“Torna-se fundamental a adoção de políticas públicas, possibilitando o transporte intermodal”
Recentemente, com a manifestação dos caminhoneiros, percebemos que o nosso país chegou à beira do caos pelo fato de depender quase que exclusivamente das rodovias para o escoamento e transporte de cargas.
Essa dependência remonta a 1950, quando Juscelino Kubitschek considerou que o modal viário mais barato e mais simples para favorecer a integração do território nacional era a rodovia.
Nota-se, claramente, que a escolha errada do passado está prejudicando e muito o desenvolvimento do Brasil, pois há uma dependência logística de transporte rodoviário em detrimento do ferroviário e hidroviário.
A ausência de investimentos em outros modais é agravada pelo fato de não existir um órgão específico que tenha uma visão nacional e sistêmica de transporte e logística e que centralize o planejamento da infraestrutura, estabelecendo as políticas públicas fundamentais para o transporte de escoamento de cargas e a integração entre os modais.
Ocorre que, para a evolução da intermodalidade, são necessários os seguintes fatores: ações de infraestrutura, as quais dependem de investimentos privados e públicos e, ainda, de regulamentação, de forma a criar um ambiente seguro a esses investimentos.
Diante disso, torna-se fundamental a adoção de políticas públicas que possibilitem a harmonia entre todos os modais – rodoviário, ferroviário, hidroviário e aeroviário, possibilitando, assim, o transporte intermodal, o qual é caracterizado pela operação logística de transferência de materiais entre esses diversos modais.
Ademais, cumpre frisar que a adoção das políticas públicas de transporte de escoamento de cargas possibilitará melhorias na infraestrutura, com o consequente desenvolvimento comercial interno e externo no país, pois ocorrerá a modernização do modal rodoviário e trará investimentos para o modal ferroviário e hidroviário, agregando, assim, as vantagens de cada modal, o que certamente contribuirá para a redução dos custos dos fretes e consequentemente dos materiais.
Portanto, tem-se que o Brasil precisa adotar políticas públicas voltadas para o transporte intermodal de escoamento de carga para que não suporte os efeitos de uma nova manifestação dos caminhoneiros, garantindo, assim, o bem-estar da população.
Rua Gomes de Carvalho, 1510 – 9º andar
04547-005 – Vila Olímpia – São Paulo
Telefone: +55 11 3058-7800
SHS Quadra 06 – Conjunto A – Bloco E – Sala 1411
70316-000 – Edifício Brasil 21 – Brasília DF
Telefone: +55 61 3033-1760