O Caótico Sistema de Transporte Brasileiro

por Luciana Domingues Branco

“Torna-se fundamental a adoção de políticas públicas, possibilitando o transporte intermodal”

 

Recentemente, com a manifestação dos caminhoneiros, percebemos que o nosso país chegou à beira do caos pelo fato de depender quase que exclusivamente das rodovias para o escoamento e transporte de cargas.

Essa dependência remonta a 1950, quando Juscelino Kubitschek considerou que o modal viário mais barato e mais simples para favorecer a integração do território nacional era a rodovia.

Nota-se, claramente, que a escolha errada do passado está prejudicando e muito o desenvolvimento do Brasil, pois há uma dependência logística de transporte rodoviário em detrimento do ferroviário e hidroviário.

A ausência de investimentos em outros modais é agravada pelo fato de não existir um órgão específico que tenha uma visão nacional e sistêmica de transporte e logística e que centralize o planejamento da infraestrutura, estabelecendo as políticas públicas fundamentais para o transporte de escoamento de cargas e a integração entre os modais.

Ocorre que, para a evolução da intermodalidade, são necessários os seguintes fatores: ações de infraestrutura, as quais dependem de investimentos privados e públicos e, ainda, de regulamentação, de forma a criar um ambiente seguro a esses investimentos.

Diante disso, torna-se fundamental a adoção de políticas públicas que possibilitem a harmonia entre todos os modais – rodoviário, ferroviário, hidroviário e aeroviário, possibilitando, assim, o transporte intermodal, o qual é caracterizado pela operação logística de transferência de materiais entre esses diversos modais.

Ademais, cumpre frisar que a adoção das políticas públicas de transporte de escoamento de cargas possibilitará melhorias na infraestrutura, com o consequente desenvolvimento comercial interno e externo no país, pois ocorrerá a modernização do modal rodoviário e trará investimentos para o modal ferroviário e hidroviário, agregando, assim, as vantagens de cada modal, o que certamente contribuirá para a redução dos custos dos fretes e consequentemente dos materiais.

Portanto, tem-se que o Brasil precisa adotar políticas públicas voltadas para o transporte intermodal de escoamento de carga para que não suporte os efeitos de uma nova manifestação dos caminhoneiros, garantindo, assim, o bem-estar da população.

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